O Vasco está impedido de contratar e inscrever jogadores nas próximas três janelas de transferência. Na ocasião, o clube foi punido pela FIFA e entrou na lista do "transfer ban" nessa segunda-feira (19), devido a uma dívida referente ao atacante Adson, com o Nantes da França, que cobra o pagamento pelo atleta.
Após o ocorrido, o Vasco publicou uma nota afirmando que está tentando reverter a situação e afirmou que a decisão não produzirá nenhum efeito adverso ao clube. Ainda de acordo com a divulgação, o time está impedido de realizar o pagamento a credores, tendo em vista o regime de recuperação judicial pelo qual está ando. Confira a nota completa no final da matéria.

O atacante Adson foi contratado pelo Vasco por 5 milhões de euros (cerca de R$ 26,6 milhões na época), em janeiro de 2024. O jogador não vem sendo titular, mas soma 45 partidas, 4 gols e uma assistência. De acordo com documentos entregues à Justiça no processo de recuperação judicial, o Cruzmaltino tem uma dívida de quase 4 milhões de euros ao Nantes.
O "transfer ban" é uma punição aplicada pela FIFA a clubes que não cumprem obrigações financeiras em transferências de jogadores. O Vasco está em meio a um processo de recuperação judicial, que foi aceito pela Justiça em fevereiro. Sendo assim, o clube não pode fazer pagamentos a credores fora do escopo processual, com exceção de luvas e premiações aos atuais atletas do elenco, sendo tratados como "credores colaboradores".
Confira a nota completa do Vasco
"O Vasco da Gama vem a público para informar que já estão sendo adotadas todas as medidas jurídicas cabíveis, visando a reversão da decisão proferida pela FIFA nesta data que aplica a penalidade de registration ban em processo movido pelo Nantes.
De acordo com a legislação brasileira aplicável à recuperação judicial, o clube está impedido de realizar o pagamento. Da mesma forma, a jurisprudência dominante do Comitê Disciplinar da FIFA é no sentido de reconhecer a jurisdição das legislações nacionais e não aplicar a referida sanção, em casos desta natureza.
Ressalta-se, por fim, que em virtude na janela de transferências se encontrar fechada, neste momento, a referida decisão não produz nenhum efeito adverso ao clube".
Ver todos os comentários | 0 |