Fechar
GP1

Internacional

Charles III diz que Canadá enfrenta “momento crítico” em um “mundo perigoso”

Charles III pronunciou o Discurso do Trono no Parlamento canadense a convite do primeiro-ministro Carney.

Nesta terça-feira (27), o rei Charles III do Reino Unido, que também é monarca do Canadá, afirmou que o país atravessa “um momento crítico” diante de “desafios sem precedentes”, destacando que as relações internacionais do Canadá “estão mudando” em um “mundo perigoso”.

Charles III pronunciou o Discurso do Trono no Parlamento canadense a convite do primeiro-ministro Mark Carney, em uma resposta direta às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que manifestou desejo de transformar o Canadá no 51º estado americano, inclusive usando “força econômica”.

Esta foi apenas a terceira vez na história que o monarca britânico realiza o Discurso do Trono no Canadá — as duas anteriores foram feitas por Elizabeth II, mãe do atual rei, em 1957 e 1977.

Para marcar a ocasião, Charles III e a rainha Camilla chegaram ao Senado canadense em uma carruagem histórica construída em 1890, a mesma usada pelo então príncipe de Gales e pela duquesa da Cornualha durante visita ao país em 2017.

Diante dos parlamentares e autoridades, o rei leu o texto preparado pelo governo Carney, que traça as prioridades da nova legislatura, iniciada após a vitória do Partido Liberal nas eleições de 28 de abril.

“Muitos canadenses sentem ansiedade diante das mudanças rápidas no mundo ao seu redor. Mudanças profundas são sempre desafiadoras, mas este momento traz também uma grande oportunidade”, declarou Charles III. “Uma oportunidade para renovação, para pensar grande e agir ainda maior, e para que o Canadá promova a maior transformação econômica desde a Segunda Guerra Mundial.”

O discurso ressaltou o início de uma nova fase nas relações econômicas e de segurança entre Canadá e Estados Unidos, com Carney e Trump buscando redefinir esses vínculos. Ao mesmo tempo, o governo canadense reafirma o compromisso de fortalecer parcerias comerciais e alianças estratégicas globalmente.

Entre as medidas anunciadas está o aumento dos investimentos em defesa e a integração do Canadá ao programa ReArm Europe, que facilita o a fundos europeus para projetos militares.

Na esfera interna, o governo pretende eliminar barreiras ao comércio e à mobilidade entre as províncias, acelerar a aprovação de grandes obras federais e criar um novo setor habitacional para impulsionar a construção de moradias populares.

Após a cerimônia, Charles III e a rainha Camilla encerraram sua visita de dois dias ao Canadá e devem retornar ao Reino Unido em um avião da Força Aérea Canadense.

O Discurso do Trono marca o início oficial do 45º mandato parlamentar do Canadá, após a eleição que garantiu ao Partido Liberal de Carney 169 das 343 cadeiras da Câmara dos Comuns.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.