Fechar
GP1

Internacional

Luís Roberto Barroso se reúne com presidente da Suprema Corte dos EUA

Durante a reunião, Barroso e Roberts discutiram o papel das supremas cortes em seus respectivos países.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, se encontrou com o juiz-chefe da Suprema Corte dos Estados Unidos, John G. Roberts Jr., na última segunda-feira (12), em Washington D.C., como parte de uma agenda institucional nos Estados Unidos.

Durante a reunião, Barroso e Roberts discutiram o papel das supremas cortes em seus respectivos países. O encontro ocorreu no contexto de uma série de compromissos do ministro brasileiro, que incluiu palestras em universidades americanas e no Lide — grupo empresarial que tem entre seus fundadores o ex-governador João Doria.

Foto: Divulgação/STFBarroso e presidente da Suprema Corte dos EUA
Barroso e presidente da Suprema Corte dos EUA

No dia seguinte ao encontro com Roberts, durante fala a convidados do Lide, Barroso afirmou que os Estados Unidos demonstraram apoio à democracia brasileira em momentos de tensão institucional.

“Eu mesmo, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estive com o encarregado de negócios americano diversas vezes. Em três ocasiões, pedi declarações públicas de apoio à democracia brasileira — uma delas, diretamente do Departamento de Estado dos EUA”, relatou Barroso. Ele presidiu o TSE entre 2020 e 2022, durante o governo Jair Bolsonaro, período em que Joe Biden já ocupava a presidência americana.

O ministro também mencionou o papel indireto das Forças Armadas brasileiras, sugerindo que o posicionamento dos EUA pode ter influenciado a postura dos militares durante esse período. “Acho que isso teve algum papel, porque os militares brasileiros não gostam de se indispor com os EUA, pois é aqui que obtêm seus cursos e equipamentos”, afirmou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.