Fechar
GP1

Internacional

Donald Trump anuncia plano para construção de escudo antimísseis

O general Michael Guetlein, vice-chefe de operações espaciais, será o responsável por liderar o projeto.

O presidente norte-americano Donald Trump anunciou, nesta terça-feira (20), o plano para a construção do “Golden Dome” — ou “Domo de Ouro”, em tradução para o português —, uma espécie de escudo de defesa antimísseis.

De acordo com Trump, a intenção é que o sistema esteja operacional até o fim de seu mandato, o que exigirá um investimento estimado em cerca de US$ 175 bilhões. Ele afirmou ainda que “tudo” no escudo de defesa será fabricado dentro do país.

Foto: Reprodução/InstagramDonald Trump
Donald Trump

“O Golden Dome protegerá nossa pátria”, declarou o presidente. Trump acrescentou que o Canadá manifestou interesse em participar do novo projeto, embora o gabinete do primeiro-ministro Mark Carney não tenha se pronunciado até o momento.

Durante declarações concedidas a jornalistas na Casa Branca, Trump informou que o general Michael Guetlein, vice-chefe de operações espaciais, será o responsável por liderar o projeto.

O “Golden Dome” ou Domo de Ouro

O Golden Dome pretende criar uma rede de satélites capaz de detectar, rastrear e potencialmente interceptar mísseis. Encomendado por Trump em janeiro, o escudo poderá contar com o lançamento de centenas de satélites voltados à vigilância e defesa.

Contudo, a implementação do sistema deverá levar anos, devido ao escrutínio político e à incerteza quanto ao financiamento. Parlamentares democratas já expressaram preocupações quanto ao processo de aquisição e ao envolvimento da empresa SpaceX, de Elon Musk.

Apesar dos desafios, Trump reiterou sua promessa de concluir o projeto até o fim de seu mandato, em janeiro de 2029, destacando que o Alasca terá um papel estratégico dentro do programa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.