Fechar
GP1

Canto do Buriti - Piauí

Polícia Civil do Piauí indicia funcionário público aposentado por espancar cadela

O crime foi comprovado por um vídeo, que mostra o acusado praticando as agressões contra o animal.

A Polícia Civil do Piauí indiciou um funcionário público aposentado do Hospital Estadual Domingos Chaves, acusado de espancar uma cadela de estimação e arrastá-la na rua, na cidade de Canto do Buriti. Valdi de Castro Ribeiro foi indiciado no dia 8 de maio pela delegada Amaria da Silva Sousa.

O inquérito policial foi instaurado a partir de requisição do Ministério Público do Estado do Piauí, com base em notícia de fato originada da 1ª Promotoria de Justiça de Canto do Buriti. O crime ocorreu em 25 de abril de 2021.

Um vídeo que chegou até as autoridades mostra o homem arrastando a cadela pela coleira e desferindo golpes contra o animal, com um objeto não identificado. A cena é presenciada por outro homem, que a no local de bicicleta, e pelo autor do vídeo, mas ninguém intervém. Assista:

O que diz o acusado

Interrogado na Delegacia Seccional de Canto do Buriti, Valdi de Castro Ribeiro negou que tenha agredido o animal, mesmo com o registro em vídeo. Ele disse que arrastou a cadela pela coleira daquela forma por estar nervoso devido a problemas pessoais na família.

Conclusão do inquérito

A delegada Amaria Sousa concluiu que a materialidade e autoria do crime restaram devidamente comprovadas. “A materialidade do delito encontra-se devidamente demonstrada pelo vídeo anexado à notícia inicial, no qual é possível visualizar, de forma nítida, o agressor desferindo golpes contra o animal indefeso, caracterizando a conduta típica prevista no artigo 32 §1° - A, da Lei de Crimes Ambientais. A autoria, por sua vez, é atribuída com segurança ao investigado, cuja identidade foi confirmada por informações prestadas ao Ministério Público e pelas imagens do vídeo anexo aos autos, que coincide com o local e características do agressor ali exibidas”, destacou.

Diante disso, Valdir Ribeiro foi indiciado pelo crime de maus-tratos a cães e gatos.

Outro lado

Procurado pelo GP1, Valdi de Castro não foi localizado para comentar o indiciamento. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.