O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), assinou, nesta quinta-feira (15), um novo memorando de entendimento com o Fundo de População da Organização das Nações Unidas (UNFPA), para dar continuidade aos projetos desenvolvidos pela Agenda Teresina 2030. A ocorreu no Palácio da Cidade, com a presença da representante da UNFPA no Brasil, Florbela Fernandes.
Na ocasião, foi apresentado o relatório final da pesquisa “O impacto do calor extremo no desenvolvimento da gravidez em mulheres de Teresina”, realizada pela Agenda Teresina 2030 em parceria com o UNFPA.
“A doutora Florbela está nos visitando, trazendo uma questão para a reflexão de todos nós, que é a questão climática, o nosso calor, que tem vantagens e algumas desvantagens, mas com o viés de olhar sobre a proteção da mulher, da maternidade, enfim, da vida e do meio ambiente”, afirmou Sílvio Mendes.
O estudo em questão, realizado em 75 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, revela que a maioria das gestantes associa sintomas como tontura, ansiedade, fadiga e pressão alta às altas temperaturas.
Em entrevista à imprensa, Florbela Fernandes destacou que Teresina venceu o desafio global “Climate Change XX: Women’s Health in Focus”, proposto pelo UNFPA, no ano ado.
“Trabalhamos com uma visão que é tornar cada parto seguro, cada gravidez desejada, mas também que o potencial de cada criança e cada jovem possa ser realizado. Teresina ganhou ano ado um prêmio global, exatamente nesta área, que tem a ver com a saúde da mulher e o ambiente climático. Queremos muito beber da sabedoria que foi o resultado e as recomendações deste estudo, para que possamos, através da experiência, também iluminar essas ações no mundo inteiro”, declarou a representante da UNFPA.
Nova ferramenta
Durante a solenidade, foi lançada uma nova ferramenta, a Heat Insights, plataforma baseada em dados e alimentada por inteligência artificial para auxiliar na análise de riscos potenciais que podem surgir devido ao calor extremo e ao efeito das ilhas de calor urbanas.
Participam da iniciativa, além de Teresina, as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Cáceres, Coxim, Salvador e Belo Horizonte, além de outras regiões na África e Índia.
A plataforma será alimentada com dados de todas essas cidades, referentes a saúde, educação, economia, previsões meteorológicas, clima, entre outros. A inteligência artificial vai analisar essas informações e permitir a criação de estratégias de adaptação para aliviar os riscos à saúde da população e os encargos econômicos.
UNFPA
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é uma agência de desenvolvimento internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) que trata de questões populacionais, relacionadas com os temas de saúde sexual, reprodutiva e igualdade de gênero.
Ver todos os comentários | 0 |