A maior prova de ciclismo do Piauí será realizada neste final de semana. Na ocasião, a 5ª edição do GP Teresina de Ciclismo será realizada neste sábado (24) e domingo (25), no Complexo Turístico da Ponte Estaiada, na Av. Raul Lopes. A competição irá reunir atletas de vários estados, com algumas ruas da capital piauiense sendo interditadas. Com circuito ampliado em relação às edições adas, agora serão 7km com 87 metros de altimetria.
A competição terá cinco comissários técnicos e mais o comissário indicado pela CBC, de nível internacional. A 5ª edição do GP Teresina de Ciclismo valerá pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e 2ª etapa do Campeonato Piauiense de Ciclismo de Estrada. A competição contará com atletas do Piauí, Ceará, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará, dentre outros.

A interdição terá início neste sábado, às 20h, e incluirá a Avenida Raul Lopes, no sentido do balão da Ponte da Primavera até o encontro com a Avenida Jóquei Clube, no balão do Riverside Shopping. Já no domingo (25), haverá interdição nos dois sentidos da Avenida Raul Lopes, no mesmo trecho, assim como em parte da Avenida Dom Severino até o cruzamento com a Avenida Ininga, no trecho da Ponte Estaiada (nos dois sentidos) e na Avenida Alameda Parnaíba até o primeiro semáforo da Rua 1º de Maio. A interdição será das 6h às 13h, após a cerimônia de premiação.
A arena de largada e chegada, além da premiação, estará localizada na Ponte Estaiada. Os competidores largarão no sentido da Avenida Raul Lopes, farão o retorno nas proximidades do Riverside Shopping e seguirão em direção à Avenida Dom Severino, até o encontro com a Avenida Ininga. Em seguida, retornarão para a Ponte Estaiada, seguindo para o lado da zona norte da cidade, descendo a ponte em direção à Avenida Alameda Parnaíba até o semáforo da Rua 1º de Maio, de onde retornarão para a arena da prova. Nesse circuito, os atletas darão voltas conforme a categoria.
Segundo a direção técnica da Federação de Ciclismo do Piauí (F), a mudança no circuito tornará a prova mais exigente, com maiores desafios para os atletas. “Será uma prova com características bem técnicas, com trechos planos, subidas e descidas — sem falar no sol e no calor, já mais intensos nesta época do ano”, afirmou Fernando Correia Lima, presidente da entidade.

Adgmar Pereira (Preto), natural de São Paulo, chega neste sábado em Teresina para garantir a segurança e regras do evento. Ele já atuou nos Jogos Olímpicos Rio 2026, Jogos Pan-americanos, Paralímpico, Copa do Mundo de Ciclismo e várias vezes comissário em campeonatos brasileiros e copas regionais. Aproximadamente 50 pessoas estarão trabalhando pela organização do evento, entre o staff da F, comissários de prova, secretaria de prova, cenografia, equipes de resgate, equipes médicas e de comunicação.
Ver todos os comentários | 0 |