Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governador Rafael Fonteles entrega nove ambulâncias para municípios do Piauí

Os veículos atenderão oito municípios; estado também prevê entrega de centrais de diagnóstico.

Davi Fernandes/GP1 1 / 7 Nove ambulâncias foram entregues Nove ambulâncias foram entregues
Davi Fernandes/GP1 2 / 7 As ambulâncias são de e avançado As ambulâncias são de e avançado
Davi Fernandes/GP1 3 / 7 Novas unidades de ambulâncias Novas unidades de ambulâncias
Davi Fernandes/GP1 4 / 7 Governador Rafael Fonteles Governador Rafael Fonteles
Davi Fernandes/GP1 5 / 7 Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, realizaram a entrega Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, realizaram a entrega
Davi Fernandes/GP1 6 / 7 A solenidade aconteceu na sede da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) A solenidade aconteceu na sede da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi)
Davi Fernandes/GP1 7 / 7 Diversas autoridades participaram da solenidade Diversas autoridades participaram da solenidade

Na manhã desta sexta-feira (23), o governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, realizaram a entrega de nove ambulâncias de e avançado para reforçar a estrutura hospitalar da rede estadual. A solenidade aconteceu na sede da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), em Teresina.

Conforme o governador Rafael Fonteles, as ambulâncias vão atender hospitais estaduais, localizados em pontos estratégicos e que também atendem outras cidades da região. Assim, os veículos transportam pacientes a depender do grau de situação e fazer retorno para o município onde a pessoa mora.

“O estado do Piauí tem 36 hospitais que são geridos pelo Governo do Estado, portanto é uma das maiores redes de saúde geridas por um governo estadual. E nós temos hospitais de maior e menor complexidade. Então, estas nove ambulâncias de e avançado, ultramodernas, que nós estamos disponibilizando para a rede é exatamente para garantir um transporte de qualidade dos pacientes de um hospital de menor complexidade para um de maior complexidade e, claro, retorno para a sua cidade. Então, é mais uma qualificação para esse nosso atendimento dentro da lógica da regulação. Então, alguns hospitais resolvem problemas de baixa e média complexidade e quando é um caso de alta complexidade, num transporte seguro a partir dessas ambulâncias de e avançado, se desloca o paciente para um hospital sede de macrorregião, como é o caso de Picos, Floriano, Parnaíba e, claro, Teresina. Então, já foram 32 ambulâncias neste padrão que a gente já entregou para a nossa rede estadual, garantindo melhor qualidade na saúde pública do estado do Piauí”, declarou o governador.

Sesapi

As novas ambulâncias serão destinadas aos municípios de Barras, Avelino Lopes, Corrente, Esperantina, Canto do Buriti, Amarante, São Raimundo Nonato e Oeiras. Segundo o secretário Antônio Luiz, os veículos são totalmente equipados para o transporte de pacientes que necessitam de cuidados intensivos. "Essas ambulâncias são fundamentais para garantir mais segurança no transporte de pacientes graves, especialmente nos casos em que o hospital de origem não dispõe de estrutura para procedimentos de alta complexidade", explicou o secretário.

Além da entrega das ambulâncias, o secretário destacou uma série de melhorias previstas para a infraestrutura da saúde no estado. Até o meio do ano, dez novas centrais de diagnóstico serão entregues, com serviços de tomografia, raio-x, mamografia, ultrassonografia e exames laboratoriais.

Mais ambulâncias

As novas unidades estarão distribuídas por diversos municípios, incluindo Corrente, Oeiras, São Raimundo Nonato, Floriano, Bom Jesus, Paulistana, Teresina, Campo Maior, Castelo do Piauí, Esperantina, Parnaíba e Piripiri. Seis dessas centrais já foram entregues, e mais dez devem ser inauguradas até julho. "Até o final do ano, também vamos entregar três novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), localizadas em Corrente, Valença e Uruçuí. O objetivo é descentralizar os serviços e garantir atendimento mais próximo e eficiente à população", acrescentou o gestor.

Outra meta da Secretaria da Saúde é ampliar a oferta de cirurgias cardíacas. Atualmente, Parnaíba já realiza procedimentos do tipo, incluindo técnicas menos invasivas com o uso de hemodinâmica. A previsão é que, até o fim de 2024, os hospitais regionais de Picos e Floriano também estejam aptos a realizar esse tipo de cirurgia, fortalecendo a assistência em alta complexidade nas quatro grandes macrorregiões do estado. "Estamos trabalhando para que os atendimentos de média e alta complexidade estejam cada vez mais próximos da população. As ambulâncias cumprem um papel importante nesse processo de integração e fortalecimento da rede de saúde", concluiu o secretário.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.