O Festival Nacional da Criança (FENAC), que reúne os campeões brasileiros das categorias de base e vale vaga para competições internacionais, segue movimentando Teresina. Considerado o Campeonato Brasileiro de Xadrez para as categorias infantis, o torneio começou na última quarta-feira (30) e encerrará no domingo (4).
"Alguns jogadores já participaram de edições anteriores em outros estados. A Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) confiou no trabalho da Federação Piauiense de Xadrez para que este evento fosse realizado aqui em Teresina. E estamos conduzindo com muito sucesso", destacou o presidente da Federação Piauiense de Xadrez, Luis Carlos.
Luís Carlos também ressaltou a importância da competição. "Esse evento vai estimular o xadrez de base. As crianças que participam e assistem a uma competição desse nível, com o intercâmbio entre atletas de diversos estados, acabam se motivando ainda mais. Isso vai impulsionar o crescimento do xadrez no Piauí. Estamos recebendo jogadores de 19 estados brasileiros, praticamente toda a região sul, e é interessante ver como o Nordeste tem se destacado. Uma competição dessa magnitude engrandece o nosso estado por sediar um campeonato brasileiro aqui em terras piauienses", finalizou o presidente.
Lucas Lima, atleta piauiense e vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Xadrez em 2024, também compartilhou suas expectativas para a edição deste ano. No ano ado, ele terminou em sétimo lugar no FENAC.
“Ano ado eu cheguei a ficar em sétimo, um clássico. Foi um torneio bem difícil. Esse ano tem muita gente mais forte. Tem também muitos amigos dos anos ados que vieram. Eu espero que eu consiga ficar entre os 10 novamente também e melhorar minha posição. Meu treinador me botou para fazer um monte de exercício de tática, fomos no clube teresinense de xadrez, onde jogamos várias partidas”, relatou Lucas.
Ver todos os comentários | 0 |