O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), entregou ao Papa Leão XIV uma carta assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convidando-o a participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA). A entrega foi feita durante visita oficial ao Vaticano.
Alckmin chegou a Roma na sexta-feira (16), acompanhado da esposa, Lu Alckmin, e do embaixador brasileiro junto à Santa Sé, Everton Vieira Vargas. A comitiva representou o Brasil na missa de inauguração do pontificado de Leão XIV.

A cerimônia ocorreu na Basílica e na Praça São Pedro, com início às 5h da manhã (horário de Brasília), e reuniu chefes de Estado, primeiros-ministros e representantes de mais de 40 países. Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance; o chanceler alemão Friedrich Merz; além dos reis da Bélgica e da Espanha.
Presente simbólico
Durante o encontro, Alckmin também presenteou o Papa com uma camisa do Santos Futebol Clube — um gesto compartilhado em suas redes sociais nesse sábado (17). “É com grande honra que visito o Vaticano para representar o presidente Lula na cerimônia de posse do Papa Leão XIV. Hoje, tive a oportunidade de me encontrar com nossos estimados cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, responsável pelas relações internacionais da Santa Sé. Por meio dele, entreguei uma camisa do Santos como presente à Sua Santidade. Afinal, o peixe é símbolo cristão e também símbolo campeão!”, escreveu o vice-presidente.
A escolha do presente teve um duplo significado: o peixe é um dos símbolos mais antigos do cristianismo e também representa o mascote do Santos Futebol Clube, time do coração de Alckmin.
Ver todos os comentários | 0 |