A ameaça russa na Europa foi um fator determinante para que o governo alemão decidisse montar uma nova brigada permanente fora do país — algo que não acontecia desde a Segunda Guerra Mundial.
O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz anunciou a medida nessa quinta-feira (22), em Vilnius, capital da Lituânia. As tropas alemãs serão destacadas para a base militar de Rudninkai.

“Qualquer um que desafie a OTAN deve saber que estamos preparados. Qualquer um que ameace um aliado deve saber que toda a aliança defenderá, em conjunto, cada centímetro do território da OTAN”, declarou o chanceler, ao lado do ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, e do presidente da Lituânia, Gitanas Nausėda.
A Alemanha deverá enviar cerca de cinco mil soldados e dois mil veículos militares — incluindo tanques — para a base, com previsão de estarem totalmente operacionais em 2027. Aproximadamente 400 militares alemães já se mudaram para a Lituânia para iniciar a formação da brigada.
Desde 2017, o país participa de treinamentos militares na Lituânia, junto a soldados de outras nações, como parte das unidades de combate da OTAN criadas para atuar nos países bálticos e na Polônia.
Ver todos os comentários | 0 |