O Papa Leão XIV nomeou nesta quinta-feira (22) a freira italiana Tiziana Merletti como secretária do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A decisão segue o caminho iniciado por Francisco, que abriu espaço para a participação feminina em cargos de liderança no Vaticano.
Aos 66 anos, irmã Merletti foi superiora geral das Irmãs Franciscanas dos Pobres e agora se une à cúpula do organismo responsável por assuntos ligados à vida religiosa consagrada. A nomeação foi divulgada pela Santa Sé.
Atualmente, o dicastério é liderado por outra freira italiana, Simona Brambilla, nomeada por Francisco em janeiro deste ano no lugar do cardeal brasileiro João Braz de Aviz. Ela tem como pró-prefeito o cardeal espanhol Ángel Fernández Artime, da congregação salesiana. Curiosamente, Brambilla ocupava justamente o cargo que agora a para Merletti.
A nomeação de mulheres para cargos de alta responsabilidade na Cúria Romana tem se tornado mais frequente nos últimos anos. A primeira mulher a assumir uma secretaria de dicastério foi Alessandra Smerilli, escolhida em agosto de 2021 para o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Além disso, a freira Raffaella Petrini foi nomeada por Francisco como a primeira mulher a liderar o governo do Estado da Cidade do Vaticano.
Irmã Tiziana Merletti nasceu em 30 de setembro de 1959, em Pineto, na região central da Itália. Ingressou na vida religiosa em 1984. É formada em Direito pela Universidade de Teramo e possui doutorado em Direito Canônico pela Universidade Lateranense de Roma. Entre 2004 e 2013, exerceu o cargo de superiora geral das Irmãs Franciscanas dos Pobres e, atualmente, leciona na Faculdade de Direito Canônico da Universidade Antonianum, também em Roma.
Após sua eleição em 8 de maio, o papa Leão XIV decidiu manter os funcionários da Cúria em caráter provisório, mas segue promovendo mudanças alinhadas à linha reformista de seu antecessor.
Ver todos os comentários | 0 |