O líder do Governo Rafael Fonteles na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Vinícius Nascimento, afirmou nesta quarta-feira (21) que o projeto que trata da criação da nova Secretaria do Trabalho e da divisão da atual Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) ainda está em fase inicial de discussão entre os parlamentares.
A proposta enviada pelo Governo do Estado no dia 12 de maio prevê a criação da Secretaria do Trabalho e a alteração do nome da atual Sasc para Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. No mesmo projeto, está incluída a transformação da Coordenadoria de Comunicação em Secretaria. A justificativa apresentada pelo governo aponta a necessidade de adequação ao modelo de gestão federal. A matéria ainda não foi pautada nas comissões temáticas da Alepi.

Vinícius Nascimento pontuou que a proposta está sendo discutida entre os deputados, especialmente no que diz respeito à divisão da Sasc. Para ele, é essencial que qualquer mudança contribua para ampliar as ações da secretaria. O deputado também ressaltou que, na semana anterior, a Assembleia aprovou a maioria dos projetos do Pacto pela Ordem, destacando que cada matéria deve ser tratada em seu tempo, com a devida atenção.
“Chegou agora o projeto, nós estamos começando a dialogar a partir da outra semana e ver realmente o que é que vai trazer de transformação istrativa do Estado. Nós temos várias leis, essa agora da criação da divisão da SASC, que é uma lei que está em discussão muito forte na Alepi, para a gente poder realmente colocar de uma forma que realmente aumente a ação da secretaria. amos por última semana com a aprovação da maioria dos processos do Pacto pela Ordem, então cada matéria no seu tempo”, disse o deputado.
Sobre o diálogo com a oposição, Vinícius ressaltou que os deputados Gustavo Neiva e Bessah são nomes preparados e também comentou a posição da deputada Gracinha, que dá sinais de aproximação com o grupo do governo.
“E a partir de agora a gente sentar com a oposição hoje tem dois nomes que são bem preparados, que o Gustavo Neiva e o Bessah, advogados, têm uma compreensão bem de lei, e fica até mais fácil você sentar e ter um diálogo. A Gracinha não se definiu ainda como oposição ou como situação, mas tudo indica que está se aproximando da base do governo”, pontuou o líder do Governo.
Na tarde de segunda-feira (19), o governador Rafael Fonteles confirmou que o ex-deputado estadual Zé Santana será o secretário de Trabalho. A nomeação já está definida, enquanto o projeto aguarda análise pelas comissões da Alepi. A expectativa é que a tramitação da matéria tenha início na próxima semana, quando as discussões sobre a nova estrutura istrativa do governo devem ganhar mais força.
Ver todos os comentários | 0 |