Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Com salários atrasados, terceirizados da limpeza paralisam as atividades em Teresina

Em nota, a prefeitura disse que os débitos deixados pela antiga gestão estão sendo analisados com rigor.

Trabalhadores terceirizados que atuam na limpeza pública e na coleta de lixo em Teresina paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (11) e realizaram uma manifestação em frente ao Palácio da Cidade, reivindicando o pagamento de salários atrasados. Segundo a categoria, há remunerações pendentes desde dezembro do ano ado.

Em entrevista ao GP1, o presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (Seeacep), Jonatas Miranda, informou que há trabalhadores que sequer receberam a segunda parcela do 13º salário.

Foto: Lucas Dias/GP1Manifesta em frente a prefeitura de Teresina
Manifestação em frente a Prefeitura de Teresina

“Estamos desde dezembro do ano ado com atrasos salariais. Tentamos de diversas formas istrativas resolver o problema e não conseguimos. Hoje viemos à prefeitura e Teresina amanheceu sem nenhum serviço terceirizado funcionando. Tivemos a sensibilidade de não afetar os colaboradores da rede hospitalar, até porque entendemos que lá estão tratando de vidas. Mas aqui, há pais e mães que estão em uma situação muito complicada. Há casos em que a segunda parcela do décimo ainda não foi paga”, afirmou o sindicalista.

Foto: Lucas Dias/GP1Jonatas Miranda
Jonatas Miranda

O presidente do sindicato afirmou que há terceirizados ando necessidade, sem dinheiro. “Precisamos de uma resposta imediata, até porque temos pais e mães de família em estado crítico, alguns deles até ando necessidade. Semana ada, o sindicato comprou algumas cestas básicas para tentar ajudar as famílias que estão em situação mais difícil”, explicou.

Débito de R$ 73 milhões

Segundo Jonatas Miranda, há um débito da Prefeitura de Teresina com as empresas terceirizadas no valor de R$ 73 milhões. “As empresas já informaram, e a prefeitura reconheceu um débito no valor de setenta e três milhões e irá chamar as empresas para negociar o ivo devedor”, disse.

O que diz a prefeitura

Por meio de nota, a Prefeitura de Teresina explicou que os pagamentos referentes 2024 estão sendo analisados com o rigor legal, visando garantir a transparência e a proteção do erário público. Leia a nota:

Prefeitura Municipal de Teresina e ETURB - Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano

1. Pagamentos dos trabalhadores da limpeza em janeiro de 2025: os processos relativos aos valores devidos pela prestação dos serviços de limpeza pública referentes ao mês de janeiro/2025 estão cumprindo os trâmites legais e serão liquidados após a sua conclusão. Assim que esses procedimentos forem finalizados, o que deve ocorrer esta semana, os pagamentos serão efetuados, honrando, assim, os compromissos assumidos pela nova gestão.

2. Pagamentos anteriores a janeiro/2025: os pagamentos referentes aos meses anteriores estão sendo analisados com o rigor legal, visando garantir a transparência e a proteção do erário público. Devido à falta de clareza deixada pela istração anterior sobre a execução dos serviços contratados, faz-se necessário verificar a sua efetiva prestação. Uma vez comprovada a execução, os pagamentos serão liberados.

Agradecemos a compreensão e a paciência de todos os envolvidos neste processo. Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, legalidade e a responsabilidade istrativa.

Atenciosamente,

Prefeitura Municipal de Teresina

ETURB - Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano

Secretaria de Finanças

A Secretaria Municipal de Finanças (Semf) informou que as dívidas herdadas da gestão anterior estão sando submetidas a uma rigorosa auditoria. Leia a nota:

A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria de Finanças (SEMF), recebeu da gestão anterior uma situação financeira extremamente delicada, com um ivo significativo ainda em fase de levantamento. Diante desse cenário, a istração atual mantém seu compromisso com a responsabilidade fiscal e a transparência na gestão dos recursos públicos.

As dívidas herdadas estão sendo submetidas a um rigoroso processo de auditoria, garantindo que qualquer negociação e programação de pagamento sejam conduzidas de forma criteriosa e dentro da capacidade financeira do município.

Com relação às despesas da atual istração, a Prefeitura reforça que todas as empresas contratadas devem apresentar suas medições aos órgãos competentes para que sejam adotados os trâmites necessários, incluindo empenho, orçamento e requisição de pagamento.

Especificamente sobre o serviço de coleta de lixo, as requisições de pagamento estão previstas para serem recebidas hoje, 11 de fevereiro de 2025. Já no que se refere aos terceirizados, até o momento, apenas a empresa Servi-San formalizou a solicitação, que já foi quitada. As demais empresas seguem no aguardo da tramitação necessária para a efetivação dos pagamentos.

A Prefeitura reitera seu compromisso com a prestação de serviços essenciais à população, conduzindo sua istração com seriedade, planejamento e respeito aos princípios da gestão pública.

Teresina, 11 de fevereiro de 2025

Eng.º Edgar Carneiro Machado Filho

Secretário Municipal de Finanças

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.