Os partidos União Brasil e Progressistas (PP) oficializaram, nesta terça-feira (29), a criação da "super" federação União Progressista. O lançamento foi realizado em cerimônia no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, com a presença dos presidentes das siglas, Antônio Rueda (União) e Ciro Nogueira (PP), além do governador de Goiás e pré-candidato à presidência, Ronaldo Caiado.
O acordo, que vinha sendo costurado há meses, consolida uma das maiores forças políticas do Congresso Nacional. A nova federação será inicialmente comandada em regime de co-presidência pelos presidentes das siglas. A definição de um nome único para liderar a federação está prevista para janeiro de 2026.

A construção da aliança contou com a articulação de figuras influentes das duas legendas, como o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União-BA).
Na noite de segunda-feira (28), a bancada do União Brasil se reuniu para aprovar formalmente a adesão à federação. Com a união, a federação contará com 108 deputados federais, 14 senadores, seis governadores, 1.343 prefeitos e três ministros no Governo Federal.
Ver todos os comentários | 0 |